No início de dezembro acontecerá o segundo Mutirão Ambiental no riacho de Santo Agostinho, que faz parte do “Vale das Cachoeiras” no município de Viana-ES, uma iniciativa do Coletivo “Conscientiza Piapitangui”. Essa atividade faz parte de uma agenda mais ampla de atividades que o coletivo pretende realizar ao longo desse “corpo hídrico” formado pelos rios e córregos da região.
O objetivo é sensibilizar moradores e visitantes para a necessidade de se preservarem as margens e os rios, e de ajudar a promover a qualificação desses espaços para que eles sejam cada vez mais seguros para o lazer, a recreação, a prática esportiva, a realização de eventos de integração da sociedade etc.
O Coletivo “Conscientiza Piapitangui” é recente. Começou suas atividades em 2019, quando começaram a ser experimentadas as primeiras ações com o objetivo de promover consciência ambiental, tanto a “consciência do direito” quanto a “consciência do dever” sobre os patrimônios culturais e naturais. O que move o grupo é a urgência de se preservar o corpo hídrico na região do rio Formate, seus afluentes e rios próximos, base hídrica para o consumo de grande parte da população de Viana e comunidades em Cariacica e Vila Velha.
No caso do “Vale das Cachoeiras”, a urgência mais óbvia é a da conservação do corpo hídrico da região, formado pelas sub-bacias do rio Formate e Bacia do Rio Jucu , no qual se localiza o riacho de Santo Agostinho e a Cachoeira das Andorinhas, onde será realizada a ação de coleta, onde será realizada a ação de coleta e feitas rodas de conversa para fornecer mais informações sobre os interesses e projetos do Coletivo já em fase de implantação, e também projetos futuros que dependerão de maior organização e articulação com outras instituições interessadas na promoção do desenvolvimento local na região de Piapitangui.
Ajudar a limpar, replantar, reorganizar e debater melhorias para o local e para a região é a proposta do grupo. “Estamos conversando muito para construir coletivamente, e realizando as primeiras ações de forma experimental. A conscientização ambiental acontece de forma integrada com outras formas de consciência, como a social, a cultural e até mesmo a econômica. Conservação, desenvolvimento e sustentabilidade precisam ser uma meta comum para as pessoas que vivem na nossa região.” – diz Piatan Lube, um dos fundadores do Coletivo “Conscientiza Piapitangui”.
Um dos principais propósitos do “Conscientiza” é o de promover a sensibilização e formação de consciência ambiental. A realização de ações rápidas como os mutirões ambientais gera uma oportunidade de chamar a atenção para as questões ambientais e, ao mesmo tempo, o acontecimento de uma confraternização, encerrando as atividades do ano de 2021 e apresentando a evolução dos projetos previstos para serem implantados em 2022.
Um mutirão ao mesmo tempo afetivo e pragmático
Para aproveitar bem o tempo e a disposição dos voluntários, a programação será simples e direta. Os participantes serão recebidos com uma palestra sobre noções de segurança para se deslocar no ambiente de acesso ao riacho de Santo Agostinho, e em seguida farão a coleta de resíduos em alguns pontos previamente definidos pela organização. O propósito do “Coletivo Conscientiza Piapitangui” é o ter uma visão ampla em torno das questões ambientais, mas sem perder a perspectiva da ação prática, objetiva e direta.
O local escolhido para esta edição é o “Cantinho do Aloisio”, um dos pontos privilegiados de encontro e acesso ao riacho de Santo Agostinho, importante historicamente por ter dado passagem aos primeiros colonizadores e fundadores do município de Viana. Assim como em tantas localidades brasileiras, os riachos e mananciais da região foram sendo ocupados, ficando apenas algumas áreas preservadas, sendo cada vez mais necessário trabalhar para conhecê-las, recuperá-las, preservá-las - para poder continuar usufruindo delas no nosso presente e no futuro das próximas gerações.
O Coletivo Conscientiza e preocupação com a conservação do corpo hídrico do “Vale das Cachoeiras”
No futuro próximo a intenção é seguir realizando novos mutirões e oficinas para sinalizar e indicar pontos específicos na paisagem, facilitando o reconhecimento de lugares, de espécies animais e vegetais, informações históricas etc. Além disso, o Coletivo “Conscientiza Piapitangui” vem procurando lideranças comunitárias, órgãos públicos e empreendedores locais para discutir formas de viabilizar a melhoria na condição de acesso aos pontos de visitação, aplicando protocolos de sinalização e de segurança e ampliando o apelo turístico do “Vale das Cachoeiras”.
No longo prazo, projetos de Educação Ambiental mais complexos serão implementados, sempre destacando a importância dos córregos e riachos para a constituição do ecossistema local e da qualidade de vida na região, formada pelas comunidades de São Paulo de Biririca, Além, Biririca, Borbas, Formate, Piapitangui e Munguba. Estão sendo construídas com as comunidades locais propostas de ocupação cultural, social e econômica que respeitem o princípio da conservação do corpo hídrico e do ecossistema a ele associado.
Para acompanhar a mobilização e saber mais sobre as propostas em andamento para o curto, médio e longo prazo, os interessados e interessadas podem acompanhar o site oficial do Coletivo “Conscientiza Piapitangui”, no qual serão apresentadas ao longo do ano que vem as formas de Inclusão de novos participantes na agenda de conscientização, via conteúdos atualizados, realização de cadastros para voluntariado e outras formas de interação com moradores e visitantes turísticos.
PROGRAMAÇÃO
09:00 - 10:00 Palestra com Brigadista sobre segurança no ambiente de mata
10:00 - 11:30 II Mutiräo Ambiental do Coletivo "Conscientiza Piapitangui" - Riacho de Santo Agostinho
11:30 - 12:00 Confraternizaqäo - Piquenique colaborativo
SERVIÇO
O que: II Mutirão Ambiental
Quem: Coletivo “Conscientiza Piapitangui”
Quando: 04/12/2021 - das 8h30 às 12h
Quanto: Você pode ajudar a custear o mutirão comprando números de uma rifa solidária de produtos da Santa Leo Cosméticos Artesanais ou depositando qualquer valor no Pix 20652da7-0a40-4d9a-9b06-57f1ce95ff1f - Danielly Barcelos
Como Participar: Inscrevendo-no site do evento (https://bit.ly/cmutirao2)
Onde: Vale das Cachoeiras (Piapitangui, Viana-ES)
Por que: Para conhecer a região e saber mais sobre o movimento de conservação do corpo hídrico do Vale das Cachoeiras
Links importantes:
Hotsite do II Mutirão Ambiental do Coletivo Conscientiza Piapitangui: https://bit.ly/cmutirao2
Comments