É urgente salvar nossas águas! Assim como vários mananciais no planeta, o rio Formate, em Viana, no Espírito Santo, está morrendo. No Vale das Cachoeiras, em Piapitangui, é evidente a destruição causada pelo acúmulo de lixo e derrubada das florestas. Os sintomas mais evidentes da morte do rio são o grande volume de lixo como plásticos e produtos higiênicos lançados nas cachoeiras por quem visita o local, além da degradação provocada pelo desmatamento em áreas de preservação permanente e queimadas, que destroem a Mata Atlântica para implantação de pastos e da monocultura.
De acordo com o art. 225 da Constituição Federal de 1988 “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
A retirada da floresta e o acúmulo de lixo diminuem a quantidade e a qualidade da água do rio. Estudo realizado por Gardiman et al., (2016) apontou que a sub-bacia do rio Formate tem apenas 41% de cobertura vegetal. A água captada em rios no município de Viana é utilizada para abastecer diversos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, como 80% da população de Cariacica e 75% dos habitantes da capital, Vitória. O estudo evidencia que o Índice da Qualidade da Água do Rio Formate apresenta classificação “regular” e “ruim”.
O Conscientiza Piapitangui é uma iniciativa da coletividade. Um grupo de voluntários que se uniu para realizar ações concretas de conscientização de turistas e proprietários de terras para salvar o riacho Santo Agostinho, afluente do rio Formate, que forma o Vale das Cachoeiras, beleza natural do município de Viana que está ameaçada.
A atuação do grupo é focada em projetos de educação e monitoramento com base científica e tem os seguintes objetivos:
Inventariar a fauna e flora local para conhecer e proteger espécies ameaçadas de extinção;
Demarcar e sinalizar trilhas ecológicas para promover o desenvolvimento do ecoturismo e a conservação das florestas;
Desenvolver cursos de capacitação em monitoramento e educação ambiental para incentivar atividades de pesquisa científica;
Promover aulas de campo para o ensino de ciências nas escolas locais;
Mapear os cursos d’água da região para contribuir com a preservação, proteção e reflorestamento das nascentes;
Monitorar a Qualidade d'Água;
Restaurar e conservar a diversidade dos ecossistemas naturais, as variedades de espécies biológicas e os recursos genéticos no Vale das Cachoeiras.
Siga-nos no nosso Instagram @conscientiza.eco.br
Comments