Visita técnica- Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Viana , Membros do Sítio Terra Mãe E COLETIVO CONSCIENTIZA PIAPITANGUI junto Equipe da Associação de Moradores de Formate.
Sexta feira 22 de maio de 2021, fora realizada o 3° módulo do Projeto "Reconhecimento dos Territórios Culturais e Turísticos de Viana-ES" e dessa vez a equipe da Prefeitura referentes ao turismo e a Cultura estiveram aqui nas comunidades Formate e Borbas. Nós do Sítio Terra mãe Junto a Membros da Associação de Moradores de Formate fomos os anfitriôes.
A prefeitura na realização de seu banco de dados sobre as potencialidades turísticas do município no Projeto que tem o objetivo de mapear, reconhecer e potencializar os espaços culturais e turísticos do município criando e ampliando políticas públicas que contribuam com suas atividades. Participaram desse reconhecimento a nossa equipe SEMECT da Prefeitura de Viana, o Coletivo do Projeto Conscientiza Piapitangui e a Associação de Moradores de Formate.
Nós do coletivo conscientiza Piapitangui estamos com uma equipe multidisciplinar, formado por grupo de intelectuais e apaixonados pela Cachoeira do Vale de Piapitangui. Queremos Levantar as espécies da fauna e flora do local, para gerar matérias de educação ambiental e prioritariamente gerar proteções as espécies que por ventura estiverem ameaçadas de extinção; Durante essa construção o processo é sensível e delicado, são necessárias correções de posturas e intervenção física no território- pretendemos diante da demanda, demarcar, sinalizar e instrumentalizar as trilhas ecológicas, Promover determinadamente metodologias de conservação das áreas de uso publico, do seu entorno e de todas as forças desse manancial. Se faz necessário pensar sustentavelmente, ou seja, jeitos para que a lições e esse novo código de postura diante da natureza seja permanente e diário para os comunitários e empreendedores da região. Para tanto o coletivo tem idealizado cursos de capacitação:
OS monitoramentos de fauna, flora, agua e social da região ser coordenado por especialistas com membros de sua equipe ser da comunidade. é um jeito nobre de manter os ensinamentos na região presente pós atuação de formação e edificação do coletivo.
E ainda um intenso monitoramento ambiental esta previsto, com espaço reservado para educação ambiental, viveiros de mudas nativas, material didático e pedagógico para entrega gratuita dos usuários e visitantes do Vale das cachoeiras. Vamos incentivar atividades de pesquisa científica, aulas de campo para o ensino de ciências aplicada e de formação para escolas institutos e universidades do Estado. Entre tantas outras forças em equalizações e sintonias no momento que vos relato esses caminhos.
Imagem 01 - Fotografia das equipe em Vistas antes de descer para águas ( Trilha do pasto da cachoeira)
imagem 02 - águas translucidas da Cachoeira da pedra lascada
imagem 03 - Equipes nos preparativos, para descer a trilha ainda sem nenhum instrumento de auxilio as pessoas que a utilizam.
imagem 03- registro do Sr Bino (ASMF) descendo as difíceis trilhas de acesso ás águas
imagem 04- Registro da Equipe de mapeamento, mais aqui, o revelador é o fundo da fotografia- Que revela o nível de desmatamento nos entornos do manancial das águas do Ribeirão Santo Augustinho.
imagem 05- Reunião presencial para transferências de banco de dados entre a equipes das visitas de campo realizadas.
Comments